Nosso Brasão

Nosso Brasão
É NOSSO DEVER:
Todo profissional Tricoterapeuta Capilar legalizado na profissão deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, assertividade, observada as normas da associação e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais. Zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Tricoterapia e pelo prestígio e bom conceito da profissão. A Tricoterapia capilar é uma evolução da terapia capilar e efetiva em trazer resultados. Necessita de Tricoterapeutas Capilares de nível educacional, ético e alto gabarito.

É NOSSA RESPONSABILIDADE:
O Tricoterapeuta Capilar é um especialista em tratamento capilar e trabalha com pessoas com patologias capilares que estão muitas vezes desiludidas por passar por outros profissionais e também muitas vezes, ansiosas, depressivas ou com seu emocional abalado.
Por isto, o Tricoterapeuta legalizado passa por fiscalização, está sempre se atualizando através de congressos, simpósios, palestras e encontros.
Ele trabalha com ÉTICA e RESPONSABILIDADE, seguindo as normas da ATT-BR que é a Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais.
Tudo isto para atender seus clientes com eficácia e principalmente trazer SATISFAÇÃO e RESULTADO.
Ao procurar um Terapeuta Capilar dê preferência para um Tricoterapeuta Legalizado associado à ATT-BR.

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ
clique nesta imagem

terça-feira, 28 de junho de 2011

Efeitos adversos da coloração de cabelo


Os deuses e os heróis da antiga Grécia tinham cabelos loiros. Isso fazia que o homem comum quisesse também ter os cabelos claros, utilizando para isso abrasivos que às vezes causavam danos aos fios.

Os romanos eram fascinados por corantes capilares, e especula-se que eles tinham mais de 100 diferentes fórmulas que eram utilizadas para alterar a cor dos fios. O problema é que eles só conheciam tinturas que escureciam e não clareavam os cabelos, baseadas em castanhas, cascas de ovos, alho poró cozido e outros ingredientes naturais. Os primeiros homens saxônios tingiam os cabelos e a barba de azul, vermelho, verde ou laranja. Na época da rainha Elizabeth I, surgiu a moda dos cabelos laranja-avermelhados para homens e mulheres.

Em 1907, um cabeleireiro de Paris visitou a Escola de Engenharia Química da Sorbonne, na França, e pediu para que lá fosse desenvolvido um produto que pudesse ser usado para colorir cabelos. Sua solicitação teve resposta negativa, com o adendo de que esse tópico não era relevante para a sociedade. Mas, naquela ocasião, lá havia um aluno que percebeu a magnitude do problema e, um ano depois, fundou uma empresa que hoje é a maior do mundo em seu segmento. O nome dele era Eugène Schueller e a sua empresa chama-se L´Oréal!

O fato é que, em 1950, apenas 7% das mulheres norte-americanas coloriam os cabelos. Hoje, esse número passa de 80% e deve aumentar, à medida que as tinturas se firmam como agentes tratadores dos fios. Como as pessoas associam cabelos grisalhos à idade avançada, mais e mais homens e mulheres vão em busca desse tipo de procedimento.

Outra novidade é que a população asiática, que tem cabelo escuro monótono, a partir da década de 90 começou a procurar agentes clareadores como forma de destacar-se na multidão.

A coloração de cabelo envolve a utilização de substâncias químicas capazes de remover, substituir e, ou, encobrir pigmentos encontrados naturalmente no interior dos fios. O uso desses produtos químicos pode resultar em uma série de efeitos adversos, incluindo irritação na pele e alergia temporária, quebra de cabelo, descoloração da pele e resultados inesperados na cor do cabelo.

Além disso, há um debate em curso sobre as consequências mais graves, na área da saúde, com o uso da cor no cabelo, incluindo envenenamento por chumbo.

Os sintomas na pele podem incluir vermelhidão, feridas, prurido, sensação de ardor e desconforto. Se algum desses sintomas aparecer, o colorista de cabelo deve imediatamente remover a cor. Os sintomas nem sempre vão estar presentes na hora da primeira aplicação, porém podem surgir várias horas ou mesmo um dia após esse procedimento.
Para ajudar a evitar ou limitar as reações alérgicas relacionadas à maioria dos produtos de cor do cabelo, recomenda-se realizar um teste antes do uso do produto: misturar uma pequena quantidade de preparação da tintura e aplicá-la diretamente sobre a pele, deixando-a nesta durante 48 horas. Se a irritação persistir, os fabricantes recomendam ao cliente não utilizar o produto. Um teste de repetição na pele é recomendado antes do uso de cada processo de coloração, uma vez que as alergias podem desenvolver-se mesmo após anos de uso sem reação.

As reações adversas podem ocorrer em casa e no salão de cabeleireiro, pois produtos químicos similares são usados em ambas as configurações. Em alguns casos, reações alérgicas são causadas por derivados de anilina e ou p-fenilenodiamina (PPD).

Às vezes, o cabelo fica danificado por causa da exposição excessiva a produtos químicos. Isso resulta em cabelos secos, ásperos e frágeis. Em casos extremos, o cabelo pode ser tão danificado que se quebra completamente. Isso é especialmente verdadeiro para o cabelo afro, especialmente se o produto químico for utilizado em combinação com relaxantes. Tratamentos médicos podem estar disponíveis para cuidar dos fios, mas a melhor solução é parar o uso de produtos químicos até a recuperação do cabelo.
É aconselhável que, periodicamente, cabelos coloridos sejam intensamente condicionados e lavados, sendo esse condicionamento feito com produtos suaves projetados especificamente para cabelos tingidos. Isso ajudará a manter os cabelos intactos, e garantirá que a cor não desbote rapidamente.

As últimas notícias nessa área são muito boas. Não só a indústria está muito preocupada com a qualidade de seus produtos, como existe uma corrente na direção de qualificar as tinturas não só como cosméticos de embelezamento, mas também de tratamento para os cabelos.

O Tricoterapeuta Capilar qeu exerce a oprofissão de cabeleireiro trabalha sob nova ótica em relação à coloração capilar pois o mesmo interage com o produto químico, diminuindo sua agressividade, e preprar o cabelo antes da química e no pós química.
Antes ele consulta para ter certeza se o cabelo realmente pode passar pelo processo químico.
Um trabalho eficiente e completo.


Tricoterapia: a evolução da Terapia Capilar

22 comentários:

  1. Amo REVELAR cores... alterar um fio, e de grande importância. Por quer as loções oxidantes são identificadas no momento de sua utilização, e os destrosos vem depois dependendo de sua percentagem (%) de H2o2 .Tem que ter um grande preparo para se fazer,um coloração. O H202 ele faz uma grande retira ,da massa do fios gradativamente.
    Atenciosamente: Faby Lima
    Imperatriz MA

    ResponderExcluir
  2. Acho muito boa essa notícia, quando o assunto é beleza, nada melhor que tratamentos para que os resultados sejam satisfatórios, quanto mais empresas tiverem essa conciência melhor ao consumidor.

    ResponderExcluir
  3. Um cabelo danificado jamais pode ser processado sem antes passar por uma avaliaçao. Nos tricoterapeutas alem de melhorarmos a qualidade da quimica contamos com produtos fitoterapicos para preparmos a pré e o pós no dia da quimica.Uma inovação em tratamento capilar.

    ResponderExcluir
  4. A coloração sempre deixa um rastro indesejado nos cabelos e couro. Quando realizada por um Tricoterapeuta ou sob sua supervisão, as conseqüências indesejadas certamente serão evitadas/tratadas em tempo e de forma adequada.
    Cordialmente, MARCOS LUNA.

    ResponderExcluir
  5. Tem clientes que assusta com nossa forma de trabalhar. quando falamos que primeiro tem que se fazer uma avaliação eles ficam receosos,mas no final se sentem seguros, porque nos preocupamos com sua saúde.

    ResponderExcluir
  6. é um processo muito serio e isso requer um tratamento completo pra que assim o cabelo tenha saude. lucélia rocha

    ResponderExcluir
  7. Bom eu não entendo de coloração, mas cradito que se não é bem feito traz serios danos aos fios, deixando-os com serios danos aos fios e ao couro cabeludo.Por isso a importancia do preparo do antes e depois, que é para o cabelo nao perder a saude.
    Adriana Santos

    ResponderExcluir
  8. todo cuidado é necessário quando falamos de química,tintura é química e o cliente deve estar ciente disto.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente a química em geral deixa resíduos e danos nos cabelos, mas estou feliz pois os tricoterapicos tem suprido a necessidade de cuidados, tratamento de recuperação e prevenção.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. tudo que é danificado precisa ser tratado,porisso vamos tratar com os produtos tricoterapicos pra um bom resultados.Osvanira.

    ResponderExcluir
  11. Fico feliz que as empresas começaram a se preocuparem com o tratamento durante as químicas. Nós tricoterapeutas já temos essa conciencia em tratarmos dos cabelos antes, durante e após os processos químicos.

    ResponderExcluir
  12. e de suma importancia que as industrias invistam em pesquisas voltados para produtos que agridem menos os cabelos.

    ResponderExcluir
  13. As últimas notícias me alegra muito,da preocupação com a qualidade dos produtos,de não so embelezar mas também tratar.Silvia.

    ResponderExcluir
  14. Hoje a procura por qualidade,e bem está vem aumentado, as empresas que investe em pesquisar torna mas confiável.

    ResponderExcluir
  15. a fascinação q um cabelo colorido e com brilho faz sobre as mulheres é imensa, mas deve-se cada vez mais procurar informações sobre as reações, deixar as tricopacientes concientes, informadas e preparadas p tal exposição!

    ResponderExcluir
  16. Como tricoterapeutas não devemos aceitar que tricopacientes venham com qualquer coloração para usarmos em seus cabelos,precisamos trabalhar com produtos de qualidade, e os tratamentos pré e pós química como já foi mencionado e orientar sobre a manutenção com os tricoterápicos, fazendo assim pode se ter cabelos realmente "quimicamente tratardos".

    ResponderExcluir
  17. Tem que se ter muito cuidado para se processar os fios, com coloração ou qualquer outra quimica, pois cabelos tinturados são visivelmente danificados.

    ResponderExcluir
  18. Coloração de preferencia em salão confiável, evite fazer em casa, pois corre o risco do cabelo ficar manchado. Fazer manuteção é a parte mais delicada, mas é necessária. Como a tintura agride o fio do cabelo é importante fazer tratamento para que os cabelos continuem saudáveis.

    ResponderExcluir
  19. para evitar os efeitos adversos, o profissional deve trabalhar com conhecimento, éticae responsabilidade.

    Idoraci

    ResponderExcluir
  20. Deve-se ter muito cuidado ao escolher o local onde será feito qualquer processo químico nos cabelos.
    Já fui em salão onde presênciei "profissional" misturando resto de tinta e colocando na cabeça de sua cliente e o resultado foi a cliente retornar ao salão com o cabelo verde sem saber o que ocorreu.
    O pior é que convenceram a coitada que o problema estava no cabelo da mulher, que era seco, e por esta razão a tinta oxidou.
    Parece piada, mas não é!

    ResponderExcluir