Nosso Brasão

Nosso Brasão
É NOSSO DEVER:
Todo profissional Tricoterapeuta Capilar legalizado na profissão deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, assertividade, observada as normas da associação e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais. Zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Tricoterapia e pelo prestígio e bom conceito da profissão. A Tricoterapia capilar é uma evolução da terapia capilar e efetiva em trazer resultados. Necessita de Tricoterapeutas Capilares de nível educacional, ético e alto gabarito.

É NOSSA RESPONSABILIDADE:
O Tricoterapeuta Capilar é um especialista em tratamento capilar e trabalha com pessoas com patologias capilares que estão muitas vezes desiludidas por passar por outros profissionais e também muitas vezes, ansiosas, depressivas ou com seu emocional abalado.
Por isto, o Tricoterapeuta legalizado passa por fiscalização, está sempre se atualizando através de congressos, simpósios, palestras e encontros.
Ele trabalha com ÉTICA e RESPONSABILIDADE, seguindo as normas da ATT-BR que é a Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais.
Tudo isto para atender seus clientes com eficácia e principalmente trazer SATISFAÇÃO e RESULTADO.
Ao procurar um Terapeuta Capilar dê preferência para um Tricoterapeuta Legalizado associado à ATT-BR.

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ
clique nesta imagem

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MAIS UMA CANDIDATA APROVADA PARA O CURSO DE TRICOPATOLOGISTA


Nome completo: ELISANGELA LINS PIMENTEL BARRETO
1-    O que te motivou a se inscrever no curso de Tricopatologista? AMO A PROFISSÃO DE TRICOTERAPEUTA E QUERO MAIS, POIS SINTO NECESSIDADE DE MERGULHAR MAIS FUNDO NOS ESTUDOS E NO APERFEIÇOAMENTO DA PROFISSÃO.
2-    Qual o caminho que você percorreu na área de Tricoterapia até almejar chegar no curso de Tricopatologista? FIZ O CURSO DE TRICOTERAPEUTA COM A LÍDIA MARQUES EM SÃO LUIS, EU JÁ TRABALHAVA COMO TERAPEUTA CAPILAR E CABELEIREIRA, ME APAIXONEI PELOS TRICOTERAPICOS E SEUS RESULTADO ENTÃO DECIDI BUSCAR MAIS, FIZ O CURSO DE TRICOLOGIA E O DE TRICOTERAPEUTA NATUROLOGA, ENTÃO EU AINDA QUERO MAIS, POIS SEI QUE IREI MELHORAR COMO PESSOA E COMO PROFISSIONAL.
3-    Como você se sentiu ao saber que foi aprovada e vai ocupar uma das 10 vagas do curso? FIQUEI MUITO FELIZ, POIS O DESEJO É PROFUNDO POR CONHECIMENTO E SEI QUE ESTA OPORTUNIDADE NA FASE QUE ESTOU PASSANDO EM MINHA VIDA ELA É ÚNICA.
4-    O que o curso de Tricopatologista representa na tua vida? É UMA OPORTUNIDADE RICA PARA CRESCIMENTO E EXCELÊNCIA PARA MINHA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL.
5-    Como este curso vai te ajudar no seu trabalho? VAI AMPLIAR MEUS HORIZONTES NA PROFISSÃO, COM NOVAS OPORTUNIDADES E TÉCNICAS DE TRABALHO.
6-    Quais são os grandes desafios ao fazer o curso? PRIMEIRAMENTE O FINANCEIRO POIS COMO ESTOU MORANDO EM MARABÁ NO PARÁ E OS CUSTOS COM O CURSO, PASSAGENS E HOSPEDAGENS VAI SER MUITO ALTO. MAS COMO NA VIDA TUDO TEM UM PREÇO EU QUERO ROMPER CRENDO EM DEUS QUE VOU CONSEGUIR IR ATÉ O FIM.
7-    Que mensagem você daria a todos os Tricoterapeutas que desejam fazer o curso de Tricopatologista? PRIMEIRO TEMOS QUE QUERER, TER UM FOCO, UM ALVO A SER ALCANÇADO, POIS SE NÃO ESTIVERMOS DISPOSTOS A SEGUIR EM FRENTE FICAMOS NO MEIO DO CAMINHO E LÁ NA FRENTE ESTAREMOS FRUSTRADOS POIS NÃO CONCRETIZAREMOS NOSSOS SONHOS. ENTÃO INDEPENDENTE  DE COMO NOS ENCONTRAMOS HOJE PRECISAMOS CRER EM DEUS, PEDIR FORÇAS E TOMAR ATITUDES, POIS NÓS COLHEMOS O QUE PLANTAMOS.


 Elis Barreto 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mais uma aluna aprovada no curso de Tricopatologista


Nome completo: Rita de Cássia Marinho Pinto
1-            O que te motivou a se inscrever no curso de Tricopatologista?  
R- Querer sempre buscar conhecimento, apreender coisas novas e em seguida utilizar dos conhecimentos em benefício da profissão    
2-            Qual o caminho que você percorreu na área de Tricoterapia até almejar chegar no curso de Tricopatologista?
R- O caminho é bastante desafiador, muito estudo, muita dedicação,  participação de todos os ciclo cientifico, dos encontros de Tricoterapeutas enfim todos os cursos participava porque sempre busquei conhecimento tendo como objetivo a qualidade nos atendimentos.
3-            Como você se sentiu ao saber que foi aprovada e vai ocupar uma das 10 vagas do curso?
4-            R- Muito satisfeita e feliz é a prova da minha dedicação.
5-            O que o curso de Tricopatologista representa na tua vida?
R- A continuidade da minha vida profissional . Conhecimentos, conseqüentemente atualização com relação a novas técnicas, identificação de novas patologias, proporcionando sem dúvida muito e muitos conhecimentos em várias áreas. Beneficiando ambas as partes Tricoterapeutas e tricopacientes.

6-            Como este curso vai te ajudar no seu trabalho?
7-            R- Com estes conhecimentos  em várias áreas, vai me proporcionar como já falei enriquecimento, tanto profissional como pessoal. Dentro deste contexto vou ter mais condições de realizar novos projetos para o futuro.
8-           
6-    Quais são os grandes desafios ao fazer o curso?
      R- Entendo que no início de cada curso há certa dificuldade, mas é natural, tudo que é novo causa uma expectativa, devido ao fato de ser desconhecido, mas com o decorrer do curso adquirimos conhecimentos e experiências e agimos mais naturalmente. Vejo também que como pessoa tenho que superar estes desafios com disciplina, muito estudo e organização.


 
7-    Que mensagem você daria a todos os Tricoterapeutas que desejam fazer o curso de Tricopatologista?
R- Trata-se de um curso de alto nível, que nos trás inúmeros conhecimentos técnicos e científicos proporcionando uma integração nas mais diversas áreas. Sendo assim, vale a dedicação, o esforço e o aprendizado, porque na disputa desse mercado tão competitivo e exigente, isso fará a diferença.

domingo, 21 de outubro de 2012

Redações da aluna Sonia Pio do Maranhão


1. ORGANIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE TRICOTERAPIA CAPILAR NO BRASIL
A ONATRI-BR é a maior organização do país na área da saúde capilar. Para melhor desempenho e organização dos profissionais dessa profissão, esta organização é formada por varias instituições, cada uma com suas distribuições independentes, mas, ao mesmo tempo, ligadas umas às outras.
Cada órgão tem suas atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles. O objetivo é agrupar as atividades que possuem uma mesma linha de opção.
Ser associado é importante por que você estará participando de uma organização séria que exige profissionalismo, competência e valores éticos com profissionais atuantes em cursos e palestras, colaboração na legalização da profissão e divulgação.
2. FILOSOFIA DA TRICOTERAPIA
A Tricoterapia é uma profissão que exige um alto grau de conhecimento, a partir do momento em que ela deixa de ser uma simples profissão e passa a ser uma filosofia de vida.
Por isso os valores humanos devem estar em total cumplicidade entre profissional e tricopaciente, principalmente quando se trata do sigilo e da ética, o que garante a segurança e o respeito do individuo. Mas a dedicação do paciente é fundamental no seu momento tricoterapeutico tem que ter empenho total para que o trabalho seja bem feito,
A Tricoterapia carrega consigo 5 pilares filosóficos, que são eles:
·         Disciplina, que é uma qualidade a ser seguido pelos Tricoterapeutas, como o real objetivo de torná-los aptos a não desviarem-se de uma conduta padrão.
·         Estudo que é o tempo que uma pessoa gasta para obter o conhecimento, afinal estamos buscando a cada dia aprender mais. Esse estudo é muito importante para obter não só conhecimento, poderemos aprender sobre culturas diferentes e sobre muitos outros aspectos que levamos para a vida inteira, pois não há uma escola melhor do que a escola da vida.
·         Responsabilidade; que é a obrigação de responder pelas conseqüências de seus próprios atos ou pelos atos dos outros. Ser responsável é a obrigação de qualquer Tricoterapeuta que age com responsabilidade e comprometimento com certeza passa uma boa impressão e mostra sua capacidade como profissional.
·         Sinceridade; pode ser notada no olhar e no gesto espontâneo de uma pessoa. A sinceridade é essencial em qualquer profissão, pois ser sincero com os outros é ser sincero com si próprio.
·         Humildade refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre outras pessoas, nem mostrar superior a elas.
Autoconhecimento em filosofia ou conhecimento de si é o que leva o sujeito a ser mestre de si mesmo e um ser humano melhor, isto é, conhecer os próprios pensamentos de uma maneira que os outros usualmente não conhecem, considerado que eles pensam, enquanto que outra pessoa diz que o sujeito pensa usualmente. Esse projeto ético tem suas raízes no dito do oráculo de Delfos, que tanto influenciou Sócrates: conhecer-te a ti mesmo. De acordo com essa tradição, o autoconhecimento é uma realização ao invés de algo dado ou prontamente disponível ao sujeito. Para conhecer-se a si mesmo, o sujeito precisa refletir, e interpretar a si mesmo.
3. Tricoterapia
Um dia pesquisado na internet, me deparei com este curso, e foi amor à primeira vista e procurei a sua grade curricular e descobri mais ainda que esse curso era tudo que estava procurando.Na primeira oportunidade me escrevi, sou cabeleireira, mas nunca tinha visto tantas informações importantes para mim, cada dia é uma surpresa boa. Estou enriquecendo meus conhecimentos, tirando todas as minhas duvidas e corrigindo tudo aquilo que achava que estava certo, mas na verdade, estava totalmente errada, e hoje tenho certeza que cada vez mais quero ser uma Tricoterapeuta, pois ser um Tricoterapeuta é ser um professor, um psicólogo, pois iremos não só cuidar dos cabelos, mas com o emocional da pessoa, isso para mim é ser um Tricoterapeuta.

Sônia Pio - Maranhão

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Especialistas advertem sobre os riscos dos corantes de alimentos e remédios e cosméticos



Às vezes, um doce, um chocolate ou um simples pacote de tempero podem se transformar em perigosos inimigos para o organismo humano. O problema é que esses alimentos industriais e mesmo alguns remédios causam alergias que podem provocar até um edema de glote —reação alérgica grave que pode levar à morte se não houver uma intervenção médica rápida.

Em mais uma tentativa de controlar a venda e o consumo de certos produtos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que todos os alimentos e medicamentos que incluam o corante sintético tartrazina em sua composição devem exibir um aviso no rótulo. Porém, como a ordem ainda não está sendo cumprida, os alérgicos ao produto ou a outros corantes continuam se expondo a riscos. Eles se comportam como se estivessem no escuro, provando uma coisa aqui ou um veneno ali, sentindo as reações e cortando os produtos de suas listas.

Substâncias como a tartrazina pertencem ao grupo dos aditivos alimentares e são eles que conferem cor aos alimentos, mas também são usados em cosméticos e medicamentos. Corantes naturais costumam ser bem tolerados pela maioria das pessoas e raramente provocam alergia. Já os sintéticos são aditivos mais relacionados à alergia. “Eles são utilizados para melhorar o paladar, a aparência ou mesmo como excipiente de alimentos, estando presentes em inúmeros produtos como sucos, balas, gelatinas, molhos, refrigerantes e laticínios. Além disso, podem ser usados na fabricação de remédios”, explica Marly Marques da Rocha, médica alergista e imunologista.

De acordo com Marly, esses pigmentos causam reações adversas após a ingestão de alimentos ou aditivos alimentares. “Essas podem ser classificadas em reações tóxicas e não tóxicas. As não tóxicas podem ser desencadeadas diretamente por fatores imunológicos ou não imunológicos”, salienta. A especialista destaca dois grupos de corantes campeões em alergia: os azocorantes ou corantes amarelos, como a tartrazina, o ponceau e o amarelo crepúsculo; e os não azocorantes, como o azul brilhante, a eritrozina e a indigotina.

A médica explica que a tartrazina é o mais citado e deriva de uma substância denominada coaltar (substância com ação anti-inflamatória), que contém algumas semelhanças com o ácido acetil-salicílico (AAS) e outros anti-inflamatórios não hormonais. Por isso, acredita-se que algumas pessoas sensíveis a esses remédios poderiam também ter reação alérgica ao ingerir a substância. “A quantidade de tartrazina contida nos medicamentos não é significativa para provocar alergia. Embora seja obrigatório referir na bula o aviso de que pode causar asma em pessoas sensíveis ao AAS, muitas vezes confunde o paciente”, observa.

Informações úteis
Atualmente, são poucos os remédios que contêm corantes derivados da tartrazina. Mas foi com um desses que a empresária Jaqueline Dias descobriu que era alérgica. Acometida por uma infecção urinária, ela tomou um medicamento para tratar a doença mas, após dois dias, as manchas vermelhas na pele funcionaram como um sinal de alerta. Ela voltou ao médico e este orientou a suspensão do remédio. A empresária era alérgica ao corante utilizado no medicamento. “Eu tenho alergia à substância vermelha que colore os remédios para infecção urinária. A bula do remédio informa que ela é um corante do grupo químico azo (a classe mais importante de substâncias que promovem cor)”, relata. Segundo a empresária, o jeito é não ingerir remédios que contenham a substância. “É uma ação preventiva, para que não ocorram mais os sintomas desagradáveis”, explica.

A substância está presente em alimentos industrializados, medicamentos e até mesmo em cosméticos e vestimentas que podem levar a quadros de dermatite de contato. A especialista Ana Paula Moschione Castro conta que o desconforto se apresenta, geralmente, na forma de urticária (placas avermelhadas espalhadas pelo corpo. As reações verdadeiramente alérgicas aos aditivos (corantes) são raras, mas quando surgem, aparecem rápido, em até uma hora após a ingestão, e podem ocorrer com quantidades mínimas ingeridas.

No caso do garoto Victor Hugo de Souza, 8 anos, a suspensão da ingestão de doces e balas abateu o seu humor, mas teve de ser efetivada por motivos sérios. Ele foi diagnosticado há pouco mais de três anos com alergia ao corante contido nas balas. “Ele comia, não demorava muito, começavam as coceiras e os olhos inchavam”, conta a mãe, Rita de Souza. Segundo ela, a solução foi proibi-lo de comer chocolates e doces de modo geral que contivessem corantes e dobrar a atenção. “Caso contrário ele comeria escondido. Ele diz: ‘Mãe, vou me entupir de balinha, não estou nem aí para o inchaço’. Mas, é claro, eu não deixo”, garante Rita. Ela conta que Victor faz o tratamento para essa e outras doenças alérgicas, como a rinite.

Com João Paulo Cavalcante, o problema foi percebido ao usar os temperos prontos em pó. Com histórico de intolerância à lactose e rinite, ele mudou radicalmente o estilo de vida ao descobrir que não poderia ingerir alimentos industrializados. “Usávamos muito em casa os temperos prontos. Passava pouco tempo, eu sentia coceiras pelo corpo todo e apareciam manchas — era muito desagradável. Para não sentir mais nada disso, virei vegano”. Veganos são pessoas que não consomem nada de origem animal. Cavalcante explica não ter mais problema com a comida, pois sempre vai a restaurantes naturais. E que toma vacinas contra as outras alergias. 

Sintomas e dores
As alergias a alimentos e remédios podem se manifestar também por meio de sintomas variados no sistema respiratório, como falta de ar e broncoespasmo, ou por crises de vômitos e cólicas. Sabe-se que alguns tipos de aftas de repetição e estomatite alérgica de contato podem ser relacionadas com a ingestão de aditivos alimentares. “As lesões se iniciam em geral poucas horas após a ingestão do aditivo e podem ocorrer por saturação; ou seja, quanto mais ingerir, maior a possibilidade de reação”, ressalta Marly Marques.

Embora raras, as complicações são descritas como reações anafiláticas a sulfitos (compostos químicos usados como antioxidantes na indústria alimentar). Quanto ao tratamento, é necessário identificar a reação ao corante, por meio de exames e observação e, a partir daí, evitar sua ingestão. “É fundamental que eles (os sulfitos) estejam descritos nos rótulos de alimentos e medicamentos”, sugere. A médica acha importante pesquisar rótulos de alimentos industrializados, pois podem vir com o nome do corante. Ela orienta ainda sobre outros cuidados: “A alimentação deve ser bastante regulada e isso influenciará na saúde da criança talvez por toda vida”, acredita.

Uso controlado
A tartrazina é um pigmento sintético que proporciona a cor amarelo-limão em alimentos. Seu uso mais frequente se dá em bala, goma de mascar, gelatina, cosméticos e medicamentos. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, a tartrazina é muito utilizada em sua cor amarela e para produzir vários tons de verde. O uso da tartrazina é proibido na Noruega e já foi banido na Áustria e Alemanha, antes de o Conselho Diretivo da Comunidade Europeia ter revogado sua proibição. No Brasil, a tartrazina tem o seu uso restrito e regulado pela Anvisa, devido a possíveis reações alérgicas em pessoas com asma, bronquite e urticária.

Prevenção
» Dietas devem ser feitas com a indicação do médico alergista
» Prefira alimentos naturais. Uma fruta ou um suco são certamente mais saudáveis comparados a refrigerantes e a outros produtos industrializados
» Excluir o corante totalmente da dieta

» Não existem testes (na pele ou no sangue) eficazes para diagnóstico de alergia aos corantes

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

FILOSOFIA DA TRICOTERAPIA


ESCRITO POR MARIA APARECIDA PINATTI – ESTADO DE SÃO PAULO

Philos = amor + shophia= sabedoria  –  filosofia= amor a  sabedoria

Foi a primeira vez que vi a definição de filosofia e refletir sobre isso tornou-se uma obrigação.
Amo o estudo, amo o saber, mas o saber sem sabedoria não leva a lugar algum. Sabedoria é olhar o conhecimento com crítica, tirar conclusões de certo e errado para então termos a certeza do caminho a seguir.
Fui aluna dos bancos escolares na época da ditadura militar convivi com uma disciplina de ferro e nem por isso me machuquei! Tirei proveito para minha vida e pude passar isso aos meus filhos. Estudar é viver, pois a vida é um aprendizado.
Toda ação gera uma reação! Com responsabilidade a reação que geramos será para o bem e através de nossa transparência na vida vamos assumindo nosso lugar com humildade, fazendo o que nos propusemos a fazer sempre tendo o bem estar do próximo como nosso objetivo.
Mudar é necessário! Olhe-se no espelho e converse com sua alma! Tire lá de dentro  resposta para seus porquês da vida! Tudo o que fazemos acarreta reações  e muitas vezes é aí que nosso lado escuro se apresenta. Só nos conhecendo poderemos, se quisermos, mudar para melhor . Vamos alimentar nossa luz, pois com ela conseguiremos nos desnudar e deixar que o novo entre, sem medo da morte, tendo a certeza de que do hoje depende o amanhã. Não recuse desafios, apenas se prepare para eles. Conheça-te para que as arestas sejam podadas por você mesmo. Só assim conseguirá mudar sua vida mantendo o foco naquilo que você determinou.
Chegamos ao bambu! Meu Deus! É exemplo de vitalidade: agüentar, repensar o caminho sem largar as raízes, dobrar-se, esperar, crescer – é isso que nos levará ao sucesso na Tricoterapia.  Atropelamentos? Quem não os teve? Mas agora meus olhos estão abertos, minha xícara está começando a se encher de novos conhecimentos, e eu sei exatamente onde quero chegar. Problemas com colegas de classe? Sempre teremos, mas com respeito e amor ao próximo vamos superar, pois estamos limpando a alma, superando conceitos, trabalhando e acumulando conhecimento para quando chegar a hora de trabalhar. Estou diante de um novo projeto de vida: quero ser Tricoterapeuta e para isso vou me esforçar muito para atravessar com segurança mais uma rua de minha vida.
OS 3 “R” – de suma importância, pois sem respeito por si mesmo; respeito ao próximo; e responsabilidade por seus próprios atos nada acontece...
Ah!... O brasão!...  Representa acima de tudo o poder da natureza, a flexibilidade no trato com o próximo, a sabedoria e a capacidade de continuar em frente , crescer com as adversidades, saber se esvaziar  pra receber novos conhecimentos, passar seus saberes aos brotos que nascem. E por que não pedir conselhos aos mais antigos de profissão para juntos chegarmos à cura de nossos tricopacientes?


TRICOTERAPIA

ESCRITO POR ADVANILDA (RIO DE JANEIRO)- ALUNA DO CURSO DE ALFABETIZAÇÃO


                     
                          Durante vários meses pesquisei na internet,varias formas de cuidados de fio capilar,produtos naturais,produtos químicos
e me deparei com este curso,que foi simplesmente me fascinando,quanto mais eu lia a respeito,mas eu queria aprender,e vi que realmente
esta a profissão estava  dentro dos resultados que eu espero,para um bom atendimento e bom trabalho..
                          Não sei o que outros profissionais esperam,mas eu sei o que eu espero,vai alem de ganhos financeiros,eu espero resultados positivos,gosto de fazer algo e ver que eu realmente não só satisfiz o interesse daqueles que estão pagando pelo meu trabalho,mas que fui alem,consegui transformar uma procura(porque e o que cliente espera quando vai ate uma clinica),na necessidade de mudar hábitos,e conseguir através da Tricoterapia, alternativa correta para o dia dia..Sem exageros com química,vejo em meu salão muitas perdas em fio capilar mulheres desesperada que passaram a química em casa,procurando uma melhora e acabam ficando pior.
                          Hoje depois de todas informações e explicações na Tricoterapia,vi que mudanças de hábitos,disciplina e cuidados especiais fazem por demais a diferença,sei que estou no caminho certo e que Tricoterapeuta capilar e super profundo,e que posso realmente,não só satisfazer o meu esperado na profissão como deixar muitas  tricopacientes,realizadas,não escravizadas,a produtos que na verdade só dão beleza momentânea,e que no final só maltratra o fio capilar.Destruindo assim,não só os fios como a credibilidade dos clientes com os salões de beleza e com um bom  profissional..
                           Ser um Tricoterapeuta capilar, é ser um professor,um doutor,um psicólogo....Porque??.....Vamos lidar com a saúde, não somente do fio,mas com o emocional,com pessoas que estão interiormente infeliz,falo isto de experiência própria, já atendi pessoas tão desconfiadas dos profissionais,que chegam já dizendo e ensinando,eu escuto depois mostro a ela que pode confiar não posso e não vou alem do que ela espera de mim..
                           Digo sempre o fio capilar se começa o tratamento de dentro pra fora, emocional, alimentação, antes de qualquer tratamento pergunto o período que não passa no medico para exames periódicos,se fuma se bebe,dou dicas de alimentos frutas e verduras etc..Quero ser cada dia um profissional feliz com que faço e reconhecida não só pela capacidade de fazer mas também de explicar e mostrar resultados..Isso pra mim e Tricoterapeuta capilar...
                                               Aluna Advanilda Aparecida Soares Pessoa..-Rio de Janeiro...

REDAÇÕES DA ALUNA DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE TRICOTERAPIA

ESCRITO POR MARIA CELIA FIALHO- MINAS GERAIS

ORGANIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE TRICOTERAPIA CAPILAR NO BRASIL

A ONATRI-BR (Organização Nacional da Tricoterapia no Brasil) tem grande importância para que os profissionais
tenham maior segurança no exercício da profissão, garantindo a qualidade do ensino e interesses dos associados.
A ONATRI-BR é formada de várias instituições, cada uma com funções distintas, mas em unidade com os objetivos
da mesma.
Ser associado é importante porque você estará ligado à uma organização séria, que garante boa formação. Será fiscalizado  mantendo sempre o mesmo nível entre os profissionais, dentro da exigência da organização. Os clientes poderão reconhecê-lo e respeitá-lo como profissional competente, capacitado e ético. Impede que pessoas sem escrúpulo usem  o nome da profissão para ganharem dinheiro. Acesso às pesquisas e estudos feitos. Troca de experiência entre os profissionais. Participação em cursos e palestras. Divulgação da profissão. Colaborar na legalização dos profissionais Tricoterapeutas.


AVALIAÇÃO: FILOSOFIA DA TRICOTERAPIA

      A Tricoterapia não é apenas uma profissão onde se aplica conhecimentos técnicos pra se alcançar resultados.
Quando estamos lidando com pessoas não podemos ser automatizados. É preciso ir além porque senão não tere-
mos resultados satisfatórios. É necessário exercer a Tricoterapia com amor, ética, respeito ao tricopaciente.
A Tricoterapia tem  5 pilares: disciplina, estudo, responsabilidade, sinceridade e humildade.
O Tricoterapeuta deve buscar o autoconhecimento que pode ser feito através de técnicas de introspecção e psico-
terapias. Reconhecer seus defeitos e qualidades para poder aprimorar.
Passos para a purificação: estar aberto para assimilar novos conceitos; ser perseverante na busca de conhecimento.
Não fugir das dificuldades mas buscar recursos para vencê-las. Não se deixar afetar pelas provocações e atitudes
dos outros se você está firme no propósito. Para eliminar maus hábitos, criar bons hábitos. Manter-se em harmonia. Enfrentar as adversidades de forma a ficar fortalecido no final ao passar por elas. Ter foco.
Observando o bambu (árvore) podemos assimilar alguns ensinamentos para o nossa vida: criar uma base forte ,perseverar na busca de conhecimentos. Crescer sem deixar de ser flexível, humilde para continuar compartilhando conhecimentos. Ser flexível sem se corromper. Procurar acalmar a mente para poder apreender os momentos presente. Estar sempre estudando para não desatualizar. Exercer a profissão com amor e alegria. Ver os outros profissionais como colaboradores e sê-lo, para o bem de todos, sem competição e egoísmo. 
Na Tricoterapia a auto disciplina é fundamental para se alcançar sucesso.


AVALIAÇÃO: PROFISSÃO DE TRICOTERAPEUTA

A Tricoterapia é uma profissão que veio suprir uma lacuna no mercado. A indústria de cosméticos tem lançado no mercado uma infinidade de produtos para embelezar os cabelos, muitos até com a promessa de tratar. Muitos procedimentos
são usados para mudar o visual como: escova (uso do secador - calor), prancha, alisamento, escova progressiva, tintura, etc.
Em conseqüência: queda de cabelo, diminuição do volume, caspa, quebra, pontas duplas, cabelos opacos, ralos, etc.
Muitas indústrias fornecem cursos de reciclagem, mas não podemos esquecer que o objetivo primeiro é aumentar o faturamento das empresas. Não existe responsabilidade no resultado nem compromisso ético com o consumidor.. E sempre aparece  um novo produto prometendo reparar o mau resultado causado pelo anterior.
A Tricoterapia é uma profissão com embasamentos científicos, interagindo conhecimentos em várias áreas. Tem compromisso ético com o consumidor. O profissional tem uma Associação que regula, fiscaliza os interesses dos associados. Ela tem a proposta de formar profissionais que amem o que fazem, mantê-los em constante aprimoramento (estudando), em sintonia com as novas pesquisas. Os produtos que usamos são feitos respeitando a filosofia do profissional. Ela comprova seu resultado.
A Tricoterapia  trata do sintoma  ao mesmo tempo que corrige através de orientações e atitudes as causas das patologias capilares. O tricopaciente recupera sua auto estima e sua alegria, afinal o cabelo tem mesmo muitas funções que às vezes nem sabe-
mos, mas a de embelezamento é muito importante no convívio social.
A Tricoterapia veio pra ficar, com certeza vai ser reconhecida.  

terça-feira, 9 de outubro de 2012

CARTA DE AGRADECIMENTO


Venho humildemente através desta carta agradecer a todos pelo grande sucesso do Curso Ensino Fundamental de Tricoterapia.
O curso tem uma grande procura popr pessoas de todos os Estados do Brasil e tudo isto se deve não só a Escola Hospital do Cabelo, mas a ORGANIZAÇÃO NACIONAL DA TRICOTERAPIA DO BRASIL  e aos demais membros da ATT-BR. COLESTRI-BR, OTB, CONFISTRI-BR, CONDISTRI-BR.
Muito obrigada também por todos os emails que recebo elogiando o meu trabalho e o nível de ensino da Escola Hospital do Cabelo.
Segue abaixo a relação dos CANDIDATOS DA SELETIVA 2013. Até o dia de hoje, já são quase 150 candidatos de todo o Brasil.
Muito obrigada!!!!!!
Maísa Stuani dos Santos


SELETIVA 2013


CANDIDATOS


1- PAULO BONARTE
RIO GRANDE DO SUL

2- JUCÉLIA APARECIDA
MINAS GERAIS

3-ANDREIA GARCIA
RIO DE JANEIRO

4- JOANA SALES
RIO GRANDE DO NORTE

5- FABIANA NONATO
MATO GROSSO DO SUL

6- MARIA SOARES
BAHIA

7- JOÃO NASCIMENTO
SÃO PAULO

8- FABIANA RODRIGUES
RIO DE JANEIRO

9-PATRÍCIA DONATO
SÃO PAULO

10- JOSÉ AMÉRICO
ESPÍRITO SANTO

11- FRANCISCA SERATI
PARANÁ

12- JOSÉ EZÍDIO
SÃO PAULO

13- EDISLAINE MELO
ESPÍRITO SANTO

14- GISLAINE FREITAS
RIO DE JANEIRO

15- FLÁVIA SOUZA
SÃO PAULO

16- PIETRA SILVA
SÃO PAULO

17- VANUSA DAMASCENO
SÃO PAULO

18- CLERIA DAMASCO
MINAS GERAIS

19- JOSÉ CARLOS
PARÁ

20- THALIA SILVA
MINAS GERAIS

21- FELISBERTA SILVA
BAHIA

22- MARIA DOLORES
PARANÁ

23- JOANA GONÇALVES
SÃO PAULO

24- MARIA CANDIDO
MINAS GERAIS

25- SUELI CRISTINA
MATO GROSSO DO SUL

26- PRISCILA DAMITRI
SÃO PAULO

27- APARECIDA SOARES
MATO GROSSO

28- MARIA HELENA
PIAUÍ

29- CARLA ANDRADE
MINAS GERAIS

30- DÉBORA PEREIRA
SÃO PAULO

31- DÉBORA FIGUEIREDO
MINAS GERAIS

32- SOLANGE SANTOS
SÃO PAULO

33- ROSANA SANTOS
RIO GRANDE DO SUL

34- KÁTIA PERES
MATO GROSSO

35- DEBORA SATHER
MINAS GERAIS

36- BENEDITA MARQUES
MARANHÃO

37- JONATHA MARTINS
ESPÍRITO SANTO

38- FLÁVIA RODIRGUES
ALAGOAS

39- SOLANGE OLIVEIRA
SÃO PAULO

40- MARIA INES
LAVRAS

41- PATRICIA NOVASQUES
RIO DE JANEIRO

42- ADVANILDA
RIO DE JANEIRO

43- CLAUDIA MARIA
SÃO PAULO

44- MANOELA ARAUJO
RIO GRANDE DO SUL

45- PENELOPE FRACHINNI
SANTA CATARINA

46- JOANA FELISBERTO
PARANÁ

47- JOÃO PEDRO
SÃO PAULO

48- JOSÉ ANTUNES
BAHIA

49- FLAVIA ALESSANDRA
PERNAMBUCO

50- ROSEMAR SILVA
RIO DE JANEIRO

51- PEDRO HENRIQUE
MATO GROSSO

52- FÁTIMA PEREIRA
BAHIA

53- LOURENÇO MIRANDA
GOIÁS

54- SILVIA ARNOLDO
GOIÁS

55- JESSICA FELIPE
SÃO PAULO

56- EMANUELA SILVA
BELO HORIZONTE

57- MARIA FIALHO
NOVA LIMA

58- MARCIA MENDONÇA
SERGIPE

59- THIAGO VICENTE
SÃO PAULO

60- KATIA ROSA
MATO GROSSO

61- JORGE NETO
SERGIPE

62- GLORIA MARCILIANE
ALAGOAS

63- PAULO MARCOS
SANTA cATARINA

64- MARCELA FARIAS
BELO HORIZONTE

65- MAGDA APARECIDA
MINAS GERAIS

66- ROSILENE NOGUEIRA
MINAS GERAIS

67- JOSÉ NETO
MINAS GERAIS

68- ANTONIA BERNARDES
RIO DE JANEIRO

69- AMANDA CRISOSTOMO
AMAZONAS

70- RAQUEL FRIAHS
RIO GRANDE DO SUL

71- MOISÉS FACHINNI
BAHIA

72- AMANDA FRANCISCO SOARES
GOIÁS

73- RITA DE CÁSSIA
RIO GRANDE DO SUL

74- FERNADA FREIRE
MATO GROSSO DO SUL

75- JOSE FARIAS MENDONÇA
BELO HIROZONTE

76- PAOLA MARIA
SANTA CATARINA

77- JOANA SILVA
PERNAMBUCO

78- EMANOEL SILVA
SÃO PAULO

79- CLAUDIA NETO
RIO DE JANEIRO

80- GABRIELA MARCELINE
ALAGOAS

81- PABHIANE SARTORI
PARANÁ

82- AMANDA FRANCISCO SOARES
GOIÁS

83- FERNADA FREIRE
MATO GROSSO DO SUL

84- JOANA SILVA
PERNANBUCO

85- GABRIELA MARCELINE
ALAGOAS

86- AMARILIA CASSIA
RIO DE JANEIRO

87- MARCIA SANTOS
SERGIPE

88 - SHIRLEY SILVA
SÂO PAULO

89- SOLANGE VIERA
MATO GROSSO DO SUL

90- MARTA MATTAR
RIO DE JANEIRO

91- MARIA PINATTI
SÂO pAULO

92- DINORÁ SIQUEIRA
MARANHÃO

93- ROSANA COSTA
MARANHÃO

94- FERNANDA SANTANA
BAHIA

95- MIRIAN FREITAS
MARANHÃO


96- ESTEGANI BRUZZI
RIO GRANDE DO SUL

96- MARIANA GIMENEZ
BRASILIA

97- PAOLA SILVA
MATO GROSSO DO SUL

98- FERNANDA FALINNI
PARANÁ

99- CLEUZA SILVA
RIO DE JANEIRO

100- EMANUELE SANTOS
RIO GRANDE DO SUL

101- FERNANDO PASCOAL
MINAS GERAIS

102- MILENE RODRIGUES
PERNAMBUCO

103- SOLANGE GOMES
MINAS GERAIS

104- MARISA MARCINI
SÃO PAULO

105- MARIA MADALENA VIEIRA
MARANHÃO

106-ANA BEATRIZ
PIAUÍ

107- SOLANGE VIEIRA
MARANHÃO

108- TANIA SOUZA
RIO DE JANEIRO

109- ARLEANE
MARANHÃO

110- MARIA JOSE
RIO GRANDE DO SUL

111- SOLANGE VIEIRA
MARANHÃO

112- MARIA ELEIDE
PARÁ

113- BÁRBARA RIBEIRO
NOVA SERRANA

114- JOEDILVA ARAUJO
MARANHÃO

115- ROSANA KARLA
MARANHÃO

116- MARLENE MOURA
PARANÁ

117- MIRIAN FREITA
MARANHÃO

118- SONIA PIO
MARANHÃO

119- CÉLIA SILVA
MARANHÃO

120- MARIA INÊS
BAHIA

121- CLAUDETE JOANESBURGO
TOCANTIS

122- BENEDITA MARQUES
MARANHÃO

123- MARIA PINNATI
SÃO PAULO

124- FATIMA SILVA
TOCANTIS

125- EMAUEL FEITOSA
TOCANTIS

126- FENANDA PARANAGUÁ
BAHIA

127- KENIA SANTOS
PARÁ

129- PATRICIA AGOSTINHO
RIO DE JANEIRO

130- MARIA FIALHO
NOVA LIMA

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

OS PRIMEIROS DEPOIMENTOS DOS ALUNOS INSCRITOS NO CURSO DE TRICOTERAPEUTA DO ANO DE 2013


UM curso fantástico que superou as minhas expectativas. O primeiro ciclo agora é feito a distância, é dinâmico, super organizado e a gente realmente aprende. O melhor curso que fiz até hoje e olha que tenho muitos anos de profissão. Já mudei muita coisa no meu trabalho e estou ganhando dinheiro e fazendo o correto. JOSÉ- ESPÍRITO SANTO

Hoje posso dizer que meus conhecimentos aumentaram. Já é difícil para mim continuar a usar os produtos tradicionais. Já aviso a meus clientes que logo estarei realmente tratando seus cabelos com produtos tricoterapicos. O atendimento da escola é rápido e eficiente e a seriedade do curso é constatada pelos depoimentos de todos nós. Se eu tivesse alguma dúvida sobre essa seriedade, não estaria hoje dando meu depoimento! obrigada professora Maisa! 

Maria Pinatti - estado de São Paulo

Atendimento bom, nada é difícil quando se investe naquilo para realização pessoal, o curso tem organização e seriedade.

Solange Vieira- São Luís-MA

Meu nome é KATIA PERES moro em Varzea Grande Mato Grosso
Fui muito bem atendida pela ESCOLA HOSPITAL DO CABELO,falei com a FLOR muito educada.
O primeiro ciclo é puxado, muita matéria,a professora MAISA exige mesmo a nossa responsabilidade.
Aprendi o valor da humildade,a importância da disciplina e a dedicação, a importância de esvaziar de conhecimentos anteriores e valorizar o conhecimento adquirido.É tudo muito bem organizado fácil de seguir os passos no blog.A segurança que tive em continuar o curso foi muito grande,os conhecimento adquiridos é muito valoroso,jamais esquecerei porque quero 
Continuar.A CHAVE DO SUCESSO ESTA NA FORMAÇAO CONTINUADA, estarei ai e darei continuidade nesse curso SERIO formado por pessoas SERIAS.
OBRIGADO PROFESSORA MAISA.

ENTREVISTA COM A SEGUNDA CANDIDATA ACEITA NO PRIMEIRO PERÍODO DE TRICOPATOLOGISTA


Nome completo: LIDIA MARIA CARDOSO MARQUES

1-O que te motivou a se inscrever no curso de Tricopatologista?
Sempre adotei o compromisso profissional focado no estudo das patologias capilares e de suas causas e o correto tratamento.

2-Qual o caminho que você percorreu na área de Tricoterapia até almejar chegar no curso de Tricopatologista?
Essa caminhada iniciou-se em 2001, com o enorme interesse de informações sobre doenças e saúde dos cabelos. Em 2009 consegui ingressar no curso gratuito à distância oferecido pela Escola Hospital do Cabelo. Foi nesse mesmo ano que tive oportunidade de visitar a escola. Em 2010 obtive a formação de Tricoterapeuta. Continuei empolgada os estudos e em 2011 consegui graduação como Tricoterapeuta Naturóloga. E finalmente me submeti ao vestibular e fui aprovada.

3-Como você se sentiu ao saber que foi aprovada e vai ocupar uma das 10 vagas do curso?
Agradecida, alegre e consciente por estar assumindo um novo compromisso. Isto tudo alcançado não se consegue sem dedicação e estudo com seriedade permanente.

4-O que o curso de Tricopatologista representa na tua vida?
Aquisição de novos conhecimentos. Será a partir daí que melhores serviços serão prestados às pessoas com problemas emocionais portadoras das patologias capilares.

5-Como este curso vai te ajudar no seu trabalho?
Certamente que estarei mais bem preparada para lidar com casos mais difíceis e até complexos nas patologias capilares.

6-Quais são os grandes desafios ao fazer o curso?
Estudar com dedicação, seriedade e pertinácia para ser uma profissional confiável.

7-Que mensagem você daria a todos os Tricoterapeutas que desejam fazer o curso de Tricopatologista?
Estudar é preciso. A condição do Tricoterapeuta o expõe a obrigatoriedade de permanente estudo.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A importância da Filosofia na profissão de Tricoterapeuta


Filosofia é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais.
A TRICOTERAPIA deixou de ser uma profissão e passou a ser uma FILOSOFIA que se estende além do âmbito profissional.
Um TRICOTERAPEUTA é como um sacerdote no exercício de sua profissão. É dedicação total ao TRICOPACIENTE no seu momento terapêutico, empenho total para atingirmos os objetivos, são compromissos que devem ser assumidos com profissionalismo e sinceridade.
Devemos usar os pilares da nossa filosofia: DISCIPLINA, ESTUDO, RESPONSABILIDADE, SINCERIDADE e HUMIDADE e atingiremos a ILUMINAÇAO e saberemos como agir.
Quando um TRICOTERAPEUTA CAPILAR segue a FILOSOFIA DA TRICOTERAPIA, jamais muda o seu caráter com o tempo.
A autodisciplina é a chave para a grandeza, é a qualidade que abre portas para nossa evolução, uma pessoa pode ate não ter muito conhecimento, mas se for disciplinada,provavelmente vencera mais rápido do que outra pessoa que tenha boa formação, mas que não tenha disciplina .Afinal de contas se desistirmos a travessia no meio da rua, acabaremos atropelados.
O BRASAO DA TRICOTERAPIA CAPILAR é composto por vários símbolos que contam um pouco a historia da TRICOTERAPIA e ao mesmo tempo simbolizando a FILOSOFIA DOS PROFISSIONAIS TRICOTERAPEUTAS.
A principal meta do profissional TRICOTERAPEUTA é a SAUDE CAPILAR assim podemos seguir o exemplo do bambu que cujo interior é oco mostrando ao profissional TRICOTERAPEUTA que para receber o conhecimento e a sabedoria devemos esvaziar as mentes e estar  aberto ao que é novo e diferente. A reverencia do bambu nos mostra que sua grande fortaleza é a sinceridade e o respeito que todo TRICOTERAPEUTA tem que ter consigo mesmo e com o próximo.
Assim, professora MAISA, estou purificada para receber os novos conhecimentos e assim poder exercer
essa linda profissão: TRICOTERAPEUTA CAPILAR.

Muito obrigado

katia Peres- Mato Grosso