Nosso Brasão

Nosso Brasão
É NOSSO DEVER:
Todo profissional Tricoterapeuta Capilar legalizado na profissão deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, assertividade, observada as normas da associação e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais. Zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Tricoterapia e pelo prestígio e bom conceito da profissão. A Tricoterapia capilar é uma evolução da terapia capilar e efetiva em trazer resultados. Necessita de Tricoterapeutas Capilares de nível educacional, ético e alto gabarito.

É NOSSA RESPONSABILIDADE:
O Tricoterapeuta Capilar é um especialista em tratamento capilar e trabalha com pessoas com patologias capilares que estão muitas vezes desiludidas por passar por outros profissionais e também muitas vezes, ansiosas, depressivas ou com seu emocional abalado.
Por isto, o Tricoterapeuta legalizado passa por fiscalização, está sempre se atualizando através de congressos, simpósios, palestras e encontros.
Ele trabalha com ÉTICA e RESPONSABILIDADE, seguindo as normas da ATT-BR que é a Associação dos Profissionais Tricoterapeutas de Minas Gerais.
Tudo isto para atender seus clientes com eficácia e principalmente trazer SATISFAÇÃO e RESULTADO.
Ao procurar um Terapeuta Capilar dê preferência para um Tricoterapeuta Legalizado associado à ATT-BR.

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ

ENCONTRE UM PROFISSIONAL TRICOTERAPEUTA LEGALIZADO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ
clique nesta imagem

MISSÃO

Nossa missão é:
  • servir a sociedade brasileira com ética e profissionalismo;
  • tratar e curar cabelos danificados por patologias;
  • levar ao público e população informações científicas sobre as patologias capilares que afetam o couro cabeludo e fios de cabelos;
  • sempre estar estudando e pesquisando para melhor exercer nossa profissão.

CRIAÇÃO DA ONATRI-BR


Devido ao crescimento rápido da profissão de Tricoterapeuta Capilar no Brasil, a atual presidente da ATT-MG, mestre em Tricoterapia e Fundadora da Tricoterapia Capilar no Brasil, em reunião com a diretoria da ATT-MG, mudou o nome da associação para ATT-BR (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PROFISSIONAIS TRICOTERAPEUTAS).
Para melhor organização da profissão da profissão de Tricoterapia e pela profissão ser mais que um grupo de associados, Maísa cria no dia 07 de Setembro de 2011 a ONATRI-BR (ORGANIZAÇÃO NACIONAL DA TRICOTERAPIA NO BRASIL).
A ONATRI-BR é a maior organização do país na área de saúde capilar.
Esta organização é formada por várias instituições, cada uma com suas atribuições, independentes e ao mesmo tempo ligadas uma a outra.
Fazem parte da ONATRI-BR:
·         ORDEM DOS TRICOTERAPEUTAS DO BRASIL (AOT-BR);
·         ASSOCIAÇÀO BRASILEIRA DE TRICOTERAPIA (ATT-BR);
·         SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRICOTERAPIA;
·         CONSELHO BRASILEIRO LEGISLATIVO DE TRICOTERAPIA (COLESTRI-BR);
·         CONSELHO BRASILEIRO DISCIPLINAR DE TRICOTERAPIA (CONDISTRI-BR);
·         CONSELHO BRASILEIRO FISCAL DE TRICOTERAPIA (CONSFISTRI-BR).
.       ETC.

Cada um destes órgãos tem suas atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da ONATRI-BR com sua dinâmica de ação mais eficiente. O objetivo é agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação, segundo características de complementaridade e similaridade.

Desta forma cada órgão tem os eu Presidente e podem ser alocados recursos e pessoal necessários para o cumprimento dos objetivos definidos pela organização e é também muito importante que as funções estejam bem definidas e descritas. Cada órgão visa um aproveitamento dos recursos disponíveis de forma mais eficiente, a fim de controlar e ou coordenar as responsabilidades e os conflitos de interesses existentes nas organizações, a partir da delegação de poder e a integração do ambiente externo com a ONATRI-BR.

A divisão da ONATRI-BR em vários órgãos visa fortalecer o desempenho funcional, que deverá ocorrer por meio de procedimentos apropriados:
  • Agregação: colocar os especialistas numa mesma unidade de trabalho a fim de possibilitar a troca de experiências, o que resultará em ampliação do cabedal de conhecimento de cada um deles e conseqüentemente se traduzirá em maiores índices de produtividade e qualidade.
  • Controle: as atividades devem ser agrupadas de forma que possam ser facilmente supervisionadas, possibilitando exercer um controle eficaz e eficiente.
  • Coordenação: a fim de se obter uma unidade de ação que será conseguida caso forem agrupadas atividades correlatas e de objetivos comuns em uma mesma unidade organizacional.
  • Enquadramento: as atividades devem ser agrupadas em unidades, de acordo com suas caraterísticas, em consonância com cada “grupo estrutural básico”, o que evitará possíveis conflitos internos.
  • Processos: destacar para um primeiro plano as atividades mais relevantes que estão inseridas em um mesmo processo, buscando agrupá-las dentro de unidades cujos objetivos sejam comuns.
Conceitos
A OTB OU ORDEM DOS TRICOTERAPEUTAS DO BRASIL

Quando um aluno termina com êxito os quatro ciclos do Ensino Fundamental de Tricoterapia, o mesmo para entrar na Associação Brasileira de Tricoterapia, deve inicialmente entrar em contato com a OTB.
A Ordem dos Tricoterapeutas do Brasil tem por objetivo:
  • aplicar em todo o Brasil Exame de Ordem para novos associados a ATT-BR (Associação Brasileiras dos Profissionais Tricoterapeutas);
  • avaliar e garantir a qualidade do Ensino Fundamental de Tricoterapia no Brasil;
  • garantir a entrada de Tricoterapeutas Capilares de excelente nível à ATT-BR;
  • fazer avaliações periódicas nos Tricoterapeutas associados à ATT-BR.

OS CONSELHOS DE TRICOTERAPIA

Três órgãos independentes fazem parte da ONITRI-BR.
São eles:
1-      CONSELHO BRASILEIRO LEGISLATIVO DE TRICOTERAPIA (COLESTRI-BR): responsável em elaborar as leis e normas que regem a profissão;
2-      CONSELHO BRASILEIRO DISCIPLINAR DE TRICOTERAPIA (CONDISTRI-BR): responsável por fiscalizar os Tricoterapeutas associados e aplicar advertências, multas, expulsão;
3-      CONSELHO BRASILEIRO FISCAL DE TRICOTRERAPIA (CONFISTRI-BR): responsável de fiscalizar todos os outros órgãos e também o trabalho virtual (internet).


A SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRICOTERAPIA

A Sociedade Brasileira de Tricoterapia tem o grande objetivo de:
  • Divulgar a Tricoterapia Capilar (tratamento capilar) no Brasil;
  • Promover cursos e palestras sobre Tricoterapia Capilar;
  • Realizar simpósios, congressos e seminários sobre este tema;
  • Divulgar livros sobre esta nova profissão;
  • Levar notícias aos interessados sobre o tema de Tricoterapia Capilar;
  • Colaborar na legalização dos profissionais Tricoterapeutas conjuntamente com a ATT-BR: Associação Brasileira dos Profissionais.


CRIAÇÃO DO CEPESTRI-BR

Diante da real necessidade de estudarmos e sempre estarmos analisando a área de Tricoterapia, na qual é muito mais ampla que a tricologia, pois a mesma envolve outras áreas como por exemplo cosmetologia, eletroterapia, laserterapia, etc., surgiu a necessidade de se criar o CEPESTRI-BR: CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISA E ESTUDOS DE TRICOTERAPIA, o primeiro centro de estudos da área no mundo.
Qual a função do CEPESTRI?
·         Estudar e debater assuntos relacionados a Tricoterapia.
·         Avaliar a necessidade da criação de novos produtos tricoterápicos.
·         Testar e avaliar  a eficácia e utilização de plantas ou outras matérias-primas naturais na Tricoterapia.
·         Testar e avaliar novos produtos tricoterápicos.
·         Estar sempre atualizando os Tricoterapeutas das novas tendências do mercados.
·         Avaliar técnicas e procedimentos químicos, além de matérias primas usadas nos cosméticos para ver se trás alguns danos ao fio de cabelo ou couro cabeludo.
·         Etc.
 Quais os profissionais que vão formar o CEPESTRI?
O CEPESTRI será formado em três níveis:
NIVEL 1- TRICOESTUDIOSOS- membros Tricoterapeutas com especialização e estudantes ou formados em  tricologia.
NIVEL 2-  TRICOAVALIADORES- Tricoterapeutas com clínicas que serão encarregados de testar a avalisar a eficácia do lançamento de novos tricoterápicos.
NÍVEL 3- TRICOPESQUISADORES- alunos de Tricoterapia e Tricoterapeutas que pesquisam matérias em jornais, revistas, internet e levam estas matérias para eventual estudo do CEPESTRI.

Todos podem assistir as reuniões do CEPESTRI  mais o estudo compete somente ao nível 1.